Uma civilização fora da história

Lendo o livro “O que Einstein disse ao seu cozinheiro”, me deparei com a seguinte afirmação:

“O mel foi durante muitos milênios praticamente o único adoçante conhecido pelos seres humanos. A cana-de-açucar já era cultivada na Índia há uns 3 mil anos, mas só chegou ao norte da África e à Europa meridional por volta do século VIII d.C.”

E isso me incentivou a escrever sobre este assunto. O autor dá a entender, de forma sutil, que os indivíduos que cultivavam cana-de-açúcar na Índia nem mereciam ser chamados de seres humanos. Ele talvez nem teve esta intenção, mas isso mostra o descaso que as pessoas tem com as partes da história que elas não conhecem.  Nós tendemos a acreditar na História que aprendemos na escola, achando que a história se limita àquilo. Os exemplos mais clássicos são repetidos até hoje, como a absurda história do ‘descobrimento’ do Brasil, da Guerra do Paraguay, da ‘independência’, e muitas outras histórias que mais parecem fábulas.Imagem de uma escultura drávida

Aprendemos a história da Europa, e a história dos Estados Unidos, mas pouco ou nada se fala da história da África, do Oriente Médio, do Japão, da China, da Índia, nem de nada fora do circuito europeu. Nem sequer da América Latina nos ensinam muita história.

Por isso quando descobri que existiu no sul da Ásia, uma civilização muito avançada, que teve seu auge a mais ou menos 4.500 anos atrás, antes mesmo da civilização egípcia, custei a acreditar. Como uma civilização com cidades planajadas, ruas largas, sistema de fornecimento de água para as casas, esgoto, casas de banho, e ainda com filosofias elaboradas, poderia passar em branco no ensino da História? E passa. Não pergunte ao seu professor de História, pois poderá ocorrer de ele nunca ter ouvido falar e vai ficar meio chato para ele. Mas pesquise!

Esta civilização é conhecida hoje como Civilização do Vale do Indo, ou Civilização Harappiana. Já é estudada a mais de um século, sendo que hoje existem mais de mil sítios arqueológicos que se concentram na Índia e no Paquistão, e se estendem até Afeganistão, Turquemenistão e Irã.

Foi provavelmente nesta civilização que a cana-de-açucar começou a ser cultivada. Coincidentemente, existem fortes evidências de que o Yôga tenha surgido em meio a esta cultura, por isso a história deste povo é de especial interesse para mim. Com certeza falarei mais sobre eles em breve.

Para saber mais:

2 Respostas para “Uma civilização fora da história

  1. Bem lembrado. Gostei do texto, informativo e no tamanho exato.
    Parabéns pelo blog.

  2. Eu também custei a acreditar quando soube da Civilização Harappiana! Fiquei tão admirada que quis fazer minha monografia sobre isso. No final das contas mudei de tema, mas deu pra dar uma estudada no assunto. Não cheguei a ler Civilizations of the Indus Valley and beyond, mas um outro livro que fala um pouco dessa civilzação e que eu gostei bastante foi o Culto à Feminilidade, de Van Lysebeth.

Deixe um comentário