Osteoblastos x Osteoclastos

ossos

Ora mas que nomes esdrúxulos são estes? Se você, como eu, ainda não fala fluentemente grego, não conseguiu perceber que blast significa germinar, e clast significa quebrar. Osteo você deveria no mínimo imaginar que está relacionado com osso. Portanto, deduzimos que:

Osteoblastosaqueles que fazem nascer os ossos.
Osteoclastosaqueles que quebram os ossos.

Se minhas professoras de biologia tivessem sido mais espertas, teriam explicado a nomenclatura desta forma, e eu não teria esquecido destes dois tipos de células que formam o tecido ósseo. Recentemente lembrei, e achei este assunto extremamente interessante.

É no mínimo curioso saber que nosso esqueleto não é uma coisa fixa, e que pode mudar de formato ao longo de toda nossa vida. Isso acontece de maneira evidente nos atletas, que exigindo um alto esforço da sua estrutura óssea, colocam os osteoblastos para trabalhar, e fazem com que seus ossos fiquem mais grossos.  Mas estas modificações ocorrem naturalmente em todos os seres humanos, e as reações dependem da forma como estimulamos o esqueleto.

Se você passa o dia inteiro sentado, sem praticar nenhuma atividade física, pode ter certeza que seu esqueleto está se adaptando a esta situação, e depois de alguns anos você provavelmente não vai gostar do resultado. O ideal é praticar regularmente algum exercício, que alongue bem os músculos, force controladamente os ossos, e trabralhe a coluna vertebral de forma completa. Isso fará com que os osteoblastos entrem em equilíbrio com os osteoclastos, deixando seus ossos sempre saudáveis.

A forma com que eu faço isso é através das técnicas orgânicas do Yôga Antigo¹, os ásanas (pronuncie ássanas). Num primeiro momento os ásanas trazem você para uma condição de normalidade, recuperando pequenos problemas decorrentes do nosso estilo de vida atual. Em seguida, com uma boa condição física, você estará preparado para realizar de forma mais efetiva as inúmeras outras técnicas englobadas pelo Yôga.

Se você já pratica, durante suas permanências lembre-se que seus osteoblastos e osteoclastos estão trabalhando ativamente naquele momento!

¹ É sempre importante frisar que Yôga é uma filosofia, e não uma ginástica, nem uma religião, tampouco um arranjo floral. Dentro do Swásthya Yôga apenas uma pequena parte da prática se assemelha a exercícios fisicos, mas com certeza vai muito além disso.
About these ads

8 Respostas para “Osteoblastos x Osteoclastos

  1. Rafaela (un. champagnat)

    Olha só…também nunca me disseram os significados de blast e clast. E olha que eu curso biologia e já estudei tecido ósseo! Teria facilitado tanto as coisas…
    E agora tenho mais uma mentalização no acervo: meus osteoclastos e osteoblastos trabalhando durante o ásana! hahaha excelente, nunca tinha pensado nisso. Aliás, bacana seu jeito de ligar os assuntos. Abraço!

  2. Interessante abordagem e co-relação entre os conteúdos. Entrei nesta página após uma busca por imagens relacionadas à osteoclastos….gostei da charge e utilizei no meu material que estava produzindo (aula de histologia para cursinho pré-vestibular), complementando às de microscopia.
    Linha de pensamento bem dinâmica. És professor?

  3. Opa, a observação da Rafaela e do Jorge resume tudo! Parabéns!!..

  4. Faço enfermagem e nunca nenhum professor deu um conceito se quer, e você resumiu tudo da melhor forma … incrivel!!!

  5. muito boa a forma como foi explicada… faciitou tanto a minha vida… e pode ter ceerteza q nao vo me esquecer

  6. Denise Bita

    Amei… gosto mt dessas definições praticas e inesqueciveis;
    Obrigada

  7. AMEEI ,Parabéns pela forma simples e clara que vc tem de explicar .

  8. curso enfermagem este conceito tirou todas as minhas dúvidas sobre o assunto de ossos .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s